Você está aqui
Página Inicial > Carnaval 2017 > ‘Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco!’ é o enredo da Mangueira para o carnaval 2018

‘Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco!’ é o enredo da Mangueira para o carnaval 2018

Compartilhe:

A escola de samba, Estação Primeira de Mangueira, já tem enredo para o carnaval 2018. A agremiação que foi campeã do Grupo Especial em 2016, levará na próxima folia para a Sapucaí o enredo “Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco!”, desenvolvido por Leandro Vieira, que assinará na pela terceira vez consecutiva um tema na Verde e Rosa.

O enredo zomba da decisão do atual prefeito Marcelo Crivella, que questiona padrões e modelos, que traz de volta o carnaval enquanto sátira, que traz o desfile enquanto um discurso cultural de teor mais crítico e menos escapista.

“Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco!” também é um trecho de uma marchinha carnavalesca dos anos 40. Segundo a imprensa da época, os festejos do carnaval de 1944 estavam ameaçados em função das restrições financeiras associadas à crise econômica que o país atravessava. Essa incerteza foi a deixa para que Pedro Caetano e Claudionor Cruz compusessem a marchinha batizada “Eu Brinco” minimizando os efeitos da crise e assegurando que “com dinheiro ou sem dinheiro” haveria a “brincadeira.” Dentro dessa lógica, a atual discussão envolvendo as Escolas de Samba e o corte da subvenção, supostamente em função da atual crise, abre caminho para o debate.

A Mangueira irá realizar a entrega da sinopse para o carnaval de 2018 na próxima terça (11), às 19h, no auditório da Vila Olímpica da Mangueira, que fica na Rua Santos Melo, 73. O texto será apresentado pelo carnavalesco Leandro Vieira e a disputa de samba-enredo está aberta a todos os compositores.

Foto: Rede Social da Mangueira

 

Compartilhe:

Comente este notícia

Top