in , , , , ,

LIESA e Grupo Globo renovam contrato de Televisão para o Carnaval Carioca

O carnaval Carioca teve uma grande noticia na ultima sexta (27) ! A TV Globo e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) chegaram a um acordo e fecharam um novo contrato de transmissão do Grupo Especial do RJ, que é valido para os próximos seis anos, começando em 2020.

Devido a isso a emissora continuará transmitindo com exclusividade os desfiles das escolas do Rio de Janeiro no Domingo e Segunda de folia. Vale ressaltar que o contrato do Grupo de Acesso se encerra com a TV Carioca em 2020, que realiza seus desfiles na sexta e sábado de folia.

Confira a nota da Globo sobre o acerto:

O compromisso da Globo com o Rio de Janeiro e com as manifestações de cultura popular é refletido no esforço da emissora em promover o Carnaval. Um ano depois de inaugurada, em abril de 1965, a Globo passou a cobrir o Carnaval do carioca e, em seguida, o Carnaval pelo resto do país. Atualmente, a emissora mobiliza cerca de dois mil profissionais para a promover a festa das escolas de samba e das centenas de blocos que arrastam foliões por toda a cidade. São imagens que correm o Brasil e o mundo, promovendo a imagem do Rio de Janeiro, aliando talento a tecnologia e promovendo as belezas, a alegria e o potencial da cidade.

Uma festa que se traduz em números. Este ano, os números do Carnaval carioca foram expressivos. Segundo levantamento da Riotur, foi batido o recorde no fluxo de turistas da cidade (1,62 milhão de visitantes), gerando uma receita de R$3,78 bilhões, um crescimento de 26% em relação a 2018. Dinheiro que circulou nos setores de comércio, serviços e hotelaria, gerando renda e trabalho para o carioca.

Mas o investimento da Globo não se encerra na compra dos direitos de transmissão. Meses antes dos desfiles, equipes do jornalismo acompanham a definição dos enredos, a escolha dos sambas e o trabalho nos barracões das escolas em reportagens e séries especiais nos telejornais locais e nacionais. Nos quatro dias de desfile, a Globo monta um estúdio especial na Sapucaí onde recebe convidados e comentaristas, destacando os pontos altos de cada apresentação. Equipes de reportagem acompanham, desde a concentração até a dispersão, todos os passos, detalhes, alegorias e samba no pé dos integrantes das escolas e do público que vai até a avenida torcer pela sua escola do coração. Nas ruas, os repórteres acompanham, na Globo e na Globonews, o desfile dos blocos e a diversidade do Carnaval por toda a cidade. Uma festa democrática, com espaço para foliões de todas as idades, gêneros e classes sociais.

Além dos desfiles do Grupo Especial do Rio, a Globo também tem os direitos para a transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo para todo o país (exceto para o Rio de Janeiro) nas noites de sexta-feira e sábado e, para o Rio, os desfiles da Série A. Na terça-feira de Carnaval a Globo acompanha a apuração dos desfiles de São Paulo e, na quarta-feira de Cinzas, a apuração do Rio de Janeiro. Os desfiles podem ser acompanhados também no G1 e no Globoplay.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Rafael.Damico

Ouça o samba oficial do Império de Casa Verde para 2020 na voz de Carlos JR

Ouça o samba campeão da Rosas de Ouro para o carnaval 2020