Você está aqui
Página Inicial > Agenda > Monobloco agita as sextas de fevereiro na Lapa

Monobloco agita as sextas de fevereiro na Lapa

Compartilhe:
Foto: Márcia Moreira
Um time de 170 ritmistas pra sambista nenhum botar defeito

Em 2012, o Monobloco chega ao seu 12° carnaval com novidades no repertório e uma bateria formada por 170 ritmistas (foram 160 no ano passado). O desfile na Avenida Rio Branco está marcado para o dia 26 de fevereiro e, como sempre, cai no domingo seguinte ao carnaval. Mas o público poderá conferir as novidades nos tradicionais ensaios da bateria na Fundição Progresso, nas sextas-feiras de fevereiro: dias 3, 10, 17 e 24. Sob a batuta do maestro Celso Alvim, a bateria é formada por alunos – jovens e adultos, entre homens e mulheres – das oficinas do Monobloco realizadas durante o ano todo na Sala Baden Powell.

Nas vozes de Pedro Luís, Fábio Allman, Renato Biguli, Pedro Quental e Alexandre Momo (voz e guitarra), o grupo vai manter no repertório marchinhas, sambas e clássicos da música popular brasileira. Mas incluiu novidades para este carnaval. Numa homenagem ao aniversário de 70 anos de Caetano Veloso, preparou uma versão com muita batucada de “Chuva, suor cerveja (rain, sweet and beer)”, lançada no disco “Caetano…muitos carnavais…”, em 1972.

O Monobloco também reverencia este ano as escolas tradicionais do Rio de Janeiro, incluindo no repertório sambas-enredo como: “De bar em bar” (União da Ilha), “Explode coração” (Salgueiro), “Sonhar não custa nada” (Mocidade Independente de Padre Miguel), “Bumbum paticumbum prucurundum” (Império Serrano), “Tem xinxim e acarajé” (Mangueira) e “Das maravilhas do mar” (Portela). Além das marchinhas como “Mulata yê yê yê”, de João Roberto Kelly e “Máscara Negra”, de Zé Kéti, o grupo resgatou “Até quarta-feira”, composta por Umberto Silva e Pedro Sette na década de 1960.

A participação do Monobloco ao lado de Pepeu Gomes no Rock In Rio 2011 será lembrada nos ensaios. “No carnaval, tocaremos ‘Eu também quero beijar’ e ‘Do seu lado’, que fizeram parte dessa apresentação histórica para nós”, conta o maestro. Há ainda um set especial com quatro músicas de Zeca Pagodinho: “Sambas pra moças”, “Faixa amarela”, “Coração em desalinho” e “Maneiras”. O repertório traz também sucessos de Tim Maria (“Você” e “Do Leme ao Pontal”) e Jorge Ben Jor (“Chove chuva”), que não podiam ficar de fora da festa.

Considerado um dos principais blocos de rua do Brasil, o grupo resgatou clássicos da cultura carnavalesca nacional e incorporou ao instrumental das escolas de samba outros gêneros musicais, como funk carioca, rock, forró e pop nacional. O Monobloco foi criado em 2000, após uma oficina de percussão no SESC Vila Mariana ministrada pelos integrantes da banda Pedro Luís e a Parede – C.A. Ferrari, Celso Alvim, Pedro Luís, Mário Moura e Sidon Silva.

A parceria com a ONG Solar Meninos de Luz permanece em todas as festas-ensaios: quem levar um quilo de alimento não perecível pagará meia-entrada. Em 2011, foram arrecadadas 1,8 toneladas de alimentos doados para a instituição localizada na comunidade do Pavão-Pavãozinho.

Desfile na Avenida Rio Branco

No dia 26 de fevereiro, domingo pós-carnaval, o Monobloco desfila com os seus batuqueiros recém-formados no Centro do Rio. “Este é o quarto ano consecutivo que vamos desfilar no berço do samba carioca. A nossa expectativa é de repetir o mesmo sucesso do ano passado, quando tivemos um público de 400 mil pessoas”, diz o maestro Celso Alvim. A concentração está marcada para as 8h, na Avenida Rio Branco, esquina com a Presidente Vargas, de onde o bloco parte em direção à Cinelândia. O trajeto de 1,6 km é feito durante três horas de desfile, que tem previsão de terminar ao meio-dia.

Serviço:

Ensaios do Monobloco na Fundição Progresso

Rua dos Arcos, 24, Lapa.

Informações: (21) 2220-5070.

Dias: 3, 10, 17 e 24 de fevereiro (sextas-feiras)

Horário: 22h (abertura dos portões) e 0h (início do show).

Ingressos: R$100,00 (inteira) / R$50,00 (meia)

Tem meia-entrada para quem levar um quilo de alimento não perecível e para estudantes

Classificação etária: 18 anos.

Desfile do Monobloco

Dia 26 de fevereiro, domingo, às 9h

Saída: Av. Rio Branco, esquina com a Presidente Vargas, Centro do Rio (o bloco segue em direção à Cinelândia).

Compartilhe:

Comente este notícia

Top