Você está aqui
Página Inicial > Carnaval 2015 > Renascer vai de Cosme e Damião

Renascer vai de Cosme e Damião

Compartilhe:

Em evento realizado em sua quadra, a Renascer de Jacarepaguá anunciou seu tema para o carnaval 2016. Com a inspiração do carnavalesco Jorge Caribé, que desenvolverá mais um enredo na escola, a alvirrubra levará para a avenida ‘Ibejis – Nas brincadeiras de criança: os orixás que viraram santos no Brasil’, uma linda e delicadíssima homenagem a São Cosme e São Damião, sincretizados no Candomblé como Ibejis, carregados nos corações das mães negras, oprimidas, escravizadas. O artista promete trazer uma aula de amor, de paz, de fé. LEIA AQUI A SINOPSE.

caribe0505
Jorge Caribé, explicando o enredo, feliz da vida

Cosme e Damião, santos gêmeos, nasceram na Arábia e seus nomes de batismo eram Acta e Passio. Médicos, tratavam os enfermos sem cobrar e curavam através de suas orações, pela fé incrível que praticavam. O culto aos mártires foi trazido para o Brasil em 1530,  por Duarte Coelho Pereira, primeiro Capitão-donatário da Capitania de Pernambuco e fundador da cidade de Olinda.

A devoção a eles se espalhou por todo o Nordeste e passaram a ser invocados para afastar o contágios de epidemias. Por exercerem o cristianismo, foram presos, levados a tribunal e acusados de se entregarem à prática de feitiçarias e de usar meios diabólicos para disfarçar as curas que realizavam. Em 303, o Imperador Diocleciano decretou que fossem condenados à morte na Egéia. Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas eles resistiram às pedradas e flechadas. Acabaram decapitados. A história do Ibeji fala de uma mãe que teve problemas na gravidez de gêmeos e chegou a ter dúvidas se os filhos nasceriam com saúde. Em relação aos doces e balas que são doados às crianças, como o Ibeji é considerado o representante das crianças e dos doentes e pelo fato de que essas iguarias são apreciadas pelos miúdos,  fazem parte da lista de doações.

Após explanar durante alguns minutos todas as suas intenções ao elaborar o script e o que pretende fazer no próximo desfile, Caribé falou ao Tudo de Samba de sua imensa felicidade com a oportunidade de levar mais um argumento rico do ponto de vista histórico e absolutamente dentro do contexto de carnaval.

– Olha, mais uma vez agradeço a Deus a oportunidade que tenho. Como um homem de fé que sou, creio que trago, sim, esta missão. Não bastasse o que fizemos em 2015, trazendo uma escola digna e bonita, agora chega mais uma chance e vamos pegar com unhas e dentes, inspiração e transpiração. O presidente Salomão deu a ideia, eu carnavalizei e Claudio Russo está botando no papel. Estou numa felicidade só e mãos à obra – vibrou.

A Renascer, que surpreendentemente escolheu a sexta-feira para desfilar, será a sexta a pisar a Marquês de Sapucaí. Mais uma vez, não rolará disputa de samba de enredo, que será encomendado. Claudio Russo será o autor e poderá chamar parceiros.

Ouça Jorge Caribé.

Compartilhe:

Comente este notícia

Top