Você está aqui
Página Inicial > Carnaval 2015 > Sinopse da Porto da Pedra

Sinopse da Porto da Pedra

Compartilhe:

A Unidos do Porto da Pedra divulgou (novamente?) a sinopse do enredo “Palhaço Carequinha – Paixão e Orgulho de São Gonçalo. Tá certo ou não tá?”, tema com o qual disputará o campeonato da Série A do Carnaval carioca.  Agora, um texto profissional, mostrando clara mudança de rumo no carnaval alvirrubro.

A homenagem está sendo desenvolvida pelo carnavalesco Jaime Cezário e o encontro entre o carnavalesco e os compositores aconteceu na quadra da escola. A disputa será aberta a compositores de fora da agremiação porém, haverá número máximo e inscritos por parceria. Segundo o presidente Fábio Montibelo, a opção por limitar o número de compositores proporciona maior dinamismo na disputa.

O tira-dúvidas com os compositores acontecerá no dia 8 de junho e os artistas terão até o dia 6 de julho para finalizar suas obras e inscrevê-las no concurso. Para efetivar a inscrição na competição os sambistas-compositores deverão pagar cem reais, além de entregarem 6 CDs em wave, 50 letras do samba e mais 2 CDs em MP3. Há um limite de nove artistas por parceria. A primeira audição será no dia 11 de julho, em feijoada na escola. Serão 4 etapas eliminatórias (17, 24, 31 de julho e 7 de agosto),  uma semifinal acontecendo no dia 14 de agosto e a final rolará no dia 21.

A sinopse:

APRESENTAÇÃO

O Carnaval é a festa de exaltação de temas que despertem nossa fantasia, nosso imaginário e onde, a cada ano, as Escolas de Samba buscam inspiração em assuntos ou personagens que tenham identificação com seu universo comunitário, sua cidade e o país!

Nós, da Unidos do Porto da Pedra, temos consciência de que já rompemos as fronteiras regionais e temos torcedores de norte a sul do Brasil, mas não podemos esquecer que nosso maior patrimônio é representado pela comunidade que constitui um dos maiores munícipios do Estado do Rio de Janeiro: São Gonçalo.

Felizes por fazermos parte deste município e sabedores da responsabilidade de representá-lo no maior carnaval do planeta, o qual acontece todos os anos na Marquês de Sapucaí, pensamos em brindar o público amante dos desfiles das Escolas de Samba, homenageando uma personalidade que, em 2015, completaria 100 anos e que, em sua longa carreira, encantou muitas gerações tornando-se então, símbolo de nossa maior paixão e orgulho: o palhaço Carequinha!

O palhaço Carequinha não era natural do nosso município, mas o escolheu como seu lar. Sempre, em suas apresentações, citava o orgulho de residir em São Gonçalo. Ele, ao longo de sua carreira, foi um guerreiro determinado, conseguiu romper as fronteiras dos picadeiros, com astúcia e inteligência, levou o mundo fascinante do Circo para bem pertinho de nós. Inicialmente com suas músicas através do rádio, depois atuando e cantando no cinema e, por último, nos programas infantis na televisão. Criou jargões que até hoje são falados por todos. Teve reconhecimento nacional e internacional. Seu talento e alegria fascinam até hoje muitas gerações.

No Carnaval 2016, queremos transformar a Sapucaí em um grande circo a céu aberto. Vamos celebrar a obra de um homem que dedicou sua vida inteira a despertar o riso na criançada e convidamos a todos para fazer parte desta homenagem. Pinte seu coração de vermelho e branco e venha se emocionar com a Unidos do Porto da Pedra!

Venha fazer parte dessa festa, onde o “Tigre” comandará a brincadeira, querendo ver renascer a esperança na doce lembrança de voltar a ser criança no mundo mágico do nosso enredo:
Palhaço Carequinha: Paixão e orgulho de São Gonçalo! Tá certo ou não Tá?

Jaime Cezário
Carnavalesco e autor do texto

SINOPSE

Respeitável Público…

É pura magia fazer uma criança sorrir! Hoje se abre na Sapucaí um universo encantado, habitado por belos e puros personagens, que irmanados com o Tigre, estão doidos para participar desta homenagem. O mágico Picadeiro da Porto da Pedra apresentará, em plena Sapucaí, um tributo ao homem que soube fazer da fantasia e do riso suas arma mais poderosa. Ele era capaz de entrar nos corações das crianças com um simples gesto, com olhar puro e uma cara engraçada. Fez, por décadas, o mundo mais colorido, e deu a sua vida para fazer a criançada sorrir… assim foi o palhaço Carequinha.

Respeitado e admirado por gerações, conquistou amigos e companheiros ao longo de sua carreira. Nesta homenagem, convidamos a todos esses “loucos de pedra” para embarcar com o Circo do Tigrão. O picadeiro se ilumina para te homenagear, Carequinha. Somos todos frutos dessa terra que você tanto amou. Hoje, de forma gaiata e bem humorada, seremos a sua Trupe engraçada. Vamos nos vestir de personagens históricos do nosso município para te celebrar! Sou Tamoio, sou Barão, sou cachaça e, na corrida, vou de bonde folião! Nesse carnaval, São Gonçalo é você!

Hoje tem marmelada? Gritava com sua voz engraçada e todos alegremente respondiam: Tem sim, senhor! Filho do picadeiro nasceu entre risos, tintas, guizos e música. Sonhava em romper a fronteira das lonas circenses e descobriu que pelas ondas do rádio poderia fazer o Brasil sorrir e, assim, virou o Palhaço da Canção. Popularizou as músicas infantis, que davam sempre bons conselhos para criançada. No carnaval, deixou sua marca agitando os fãs-clubes com a música “Fanzoca do Rádio”. Essa canção o tornou campeão da folia nas ruas e nos bailes. E hoje, todos juntos, vamos cantar aquela musiquinha, Parabéns, Carequinha! A Sapucaí te abraça na magia de suas músicas e cantigas que fizeram a infância de gerações mais bonita e cheia de sonhos!

Hoje vai ter palhaçada! No seu astral envolvente da figura do palhaço, da gola engraçada, o cinema com suas comédias e chanchadas vai celebrizar. A sétima arte leva o rei da gargalhada para as telas do Brasil. O público se encantava com a maestria de suas estripulias, que de bobo nada tinha, afinal o palhaço o que é? Herói da criançada! E com esse perfil bonito, cheio de boa moral e alegria, foi convidado para levar a sua Trupe para inaugurar a programação infantil na televisão. As brincadeiras chegavam às casasbrasileiras. O Circo do Bombril estreou na TV Tupi com Carequinha, Fred, Zé Linguiça e o anão Meio Quilo para encantar crianças e adultos! O seu programa teve outros nomes, todos ligados ao circo, pois simbolizava a alegria de viver! Viva a Garotada! Viva o Circo! Tá certo ou não tá? Assim começavam suas apresentações que, por anos, fizeram todo “bom menino” e menina espalhar seu riso por um país inteiro! Viva o Circo Alegre do Carequinha.

E hoje no palco maior das Escolas de Samba, estamos de pé a aplaudir! Você que dedicou sua vida inteira ao riso e encantou presidentes! Você inovou o conceito do palhaço no circo mundial. O Palhaço antes, era considerado o bobo e ingênuo; com você, se transformou em herói. O mundo reconheceu seu enorme talento lhe ofertando a Medalha de Ouro do Palhaço Moderno do Mundo, no Concurso Internacional de Palhaços na Itália. Você que fez o imaginário de crianças e adultos viajar no universo fabuloso do Circo, transformando nossas casas num picadeiro de sonhos. Carequinha, você é Patrimônio da Cultura Nacional! Hoje a alegria reside no céu! Todos nós, num só canto, numa mesma oração, pedimos ao Astral que abra suas portas e deixe nossa homenagem chegar a você, nosso eterno herói Palhaço! Queremos, mais do que nunca, que nesse Palco de Ilusões – a Sapucaí – todos embarquem nessa mesma emoção, pois se Deus deu ao homem o dom de sorrir, ele certamente criou o palhaço para nos fazer gargalhar! Um “Viva” aos Palhaços do Brasil e do mundo!

Um “Viva” para você, Palhaço Carequinha, motivo de nossa maior paixão e orgulho! Bravo Carequinha!!! Bravíssimo!!! Tá certo ou não tá?

Jaime Cezário
Carnavalesco e autor do texto

Compartilhe:

Comente este notícia

Top