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Sinopse Unidos do Peruche

Sinopse


PROPÓSITO  DO  ENREDO  

A  Unidos  do  Peruche  orgulhosamente  vai  para  a  avenida  com  o  enredo:  “Ponha  um  pouco  de  amor  numa  cadência  e  vai  ver  que  ninguém  no  mundo  vence  a  beleza  que  tem  o  samba.”  100  anos  de  samba,  minha  vida  minha  raiz!

Nossa  intenção  é  a  de  fazer  uma  linda  declaração  de  amor  ao  samba,  que  em  2016  completará  100  anos  do  registro  oficial  da  primeira  obra.

Para  falar  destes  100  anos,  seria  necessário  bem  mais  que  um  carnaval!
Homenagear  todos  os  baluartes  que  construíram  parte  desta  história  seria  impossível  para  um  desfile  de  Escola  de  Samba,  melhor  seria  feito  através  de  um  documentário  cinematográfico.

Escolhemos  então  uma  forma    toda  própria  para  fazer    nossa  declaração  de  amor,  mostrando  momentos  importantes,  destacando  poucas  personalidades,    focando  nos  sambas,  mostrando  como  o  samba  nasceu,  algumas  obras  que  se  eternizaram  em  nossos  corações,  como  de  perseguido  se  tornou  a  cara  do  Brasil,  o  que  o  samba  cantou,  suas  muitas  faces  e  por  fim,  relembrando  algumas  obras  inesquecíveis  de  sua  face  mais  amada  por  nós,  o  Samba  Enredo.
O  Samba  é  brasileiro,  feito  por  brasileiros  de  todos  os  cantos  do  país,  ele  não  pertence  a  nenhuma  cidade  nem  estado,  tem  um  só  coração,  um  só  país,  o  Brasil!

Para  nós  que  sentimos  a  pele  arrepiar  ao  ouvir  um  samba,  não  tem  coisa  mais  bela,  ele  toca  nossa  alma  e  nos  faz  feliz!

PRIMEIRO  SETOR  

A  raiz  negra  do  samba

Oriundos  dos  quatro  cantos  do  Brasil,  chegam    ao  Rio  de  Janeiro,  então  capital  (  final  do  século  XIX),  um  enorme  contingente  de  negros  libertos  e  mestiços  em  busca  de  oportunidades  de  trabalho.

Obs.:  Este  movimento  migratório  deveu-­se  a  vários  fatores,  como  o  declínio  das  lavouras  de  café  no  Vale  do  Paraíba,  o  término  das  guerras  do  Paraguai  (  1870)  e  de  Canudos  (1897),  a  grande  seca  nordestina  (1877-­79)  e,  principalmente,  a  Abolição  da  Escravatura  (1888).
Este  povo  que  agora  chegava  ao  Rio  manteve  consigo  a  tradição  de  seus  ancestrais,  a  tradição  de  celebrar  e  festejar  a  vida.  O  negro  que  desembarcou  no  Brasil,  apesar  de  toda  a  dor  da  separação  da  sua  terra  e  da  sua  gente,    e  da  sua  cruel    condição  de  escravo,  festejava,  confirmando  que    apesar  do  samba  ser  “pai  do  prazer”,  também  é  “  filho  da  dor”(  Caetano  e  Gil  ).

A  semente  do  samba  (  gênero  musical  binário  )  é  negra.  O  vocábulo  samba  é  africano,  legitimamente  banto,  das  bandas  de  Angola  e  do  Congo.  Verbo  que  significa  cabriolar,  brincar,  divertir-­se  como  cabrito.

Os  negros  na  Bahia,  onde  desembarcou  o  maior  contingente  de  escravos,  logo  ficaram  famosos  por  seus  baticuns  festivos  regados  pelos  quitutes  das  tias  baianas.
Ao  chegar  ao  Rio,  este  povo  acomodou-­se  nas  zonas  Centro  e  Portuária,  ao  redor  da  Praça  XI  ,  uma  região  que  ficou  conhecida  como  A  Pequena  África,  e  ,  nos  morros  da  Conceição  e  da  Providência.

As  Tias  Baianas  com  seu  carinhoso  “sorriso  e  abraço  negro”  abriram  as  portas  de  suas  casas  para  promover  as  festas  ,  onde  aos  poucos  se  consolidou  o  terreno,  ou  melhor,  o  terreiro,  onde  o  samba  iria  nascer  e  vicejar,  descendente  do  Lundú,  entre  umbigadas(  elemento  coreográfico  fundamental  no  samba  primitivo  )  e  pernadas  de  capoeira,  marcado  no  pandeiro,  no  prato  e  faca  e  na  palma  da  mão.

Estas  casas  eram  ao  mesmo  tempo  moradia,  local  de  festas  e  de  culto  funcionando  com  esteio  para  o  desenvolvimento  tanto  do  samba  quanto  do  candomblé.
Como  as  águas  do  rio  que  correm  para  o  mar,  o  povo  chegou  ao  Rio  de  Janeiro,  e  Yemanjá,  mãe  de  todos  os  filhos,  que  já  abençoava  o  solo  sagrado  onde  o  nasceu  o  Brasil,  a  Bahia,  também  recebe  e  aconchega  seus  filhos  recém  chegados  na  futura  cidade  maravilhosa.

Ela  traz  consigo  seu  filho  Oxóssi,  que  além  de  ser  o  caçador  de  axé,  aquele  que  busca  as  coisas  boas  para  um  ilé,  aquele  que  caça  as  boas  influências  e  as  energias  positivas;  também  está  ligado  a  vontade  de  cantar,  de  escrever,  de  pintar,  de  esculpir,  de  dançar,  de  viver  com  dinamismo  e  otimismo.  Oxóssi  é  a  divindade  da  cultura  (samba  e    carnaval  são  cultura  popular).

No  sincretismo  religioso  Oxóssi  pode  aparecer,  muitas  vezes,  misturada  à  figura  católica  de  São  Sebastião,  nos  estados  de  São  Paulo,  Rio  de  Janeiro  e  a  São  Jorge,  no  estado  da  Bahia.  São  Sebastião  é  o  padroeiro  da  cidade  do  Rio  de  Janeiro.

Os  terreiros  do  samba  se  multiplicariam  por  todo  o  país.  Estes  batuqueiros,  músicos  e  poetas,  que  no  princípio  foram  tão  perseguidos  por  um  governo  que  queria  evitar  a  africanização  da  cultura  brasileira,  venceriam  seus  desafios  e  revelariam  ao  mundo,  não  somente  “pelo  telefone”,    a  Nobreza  do  Samba,  com  sua  origem  afro-­baiana  de  tempero  carioca.

SEGUNDO  SETOR  

Eternamente  em  nosso  corações

Ao  longo  destes  100  anos  inúmeros  sambas  se  eternizaram  em  nossos  corações.  Ao  nos  deixarmos  inundar  por  sua  melodia,  ao  reconhecer  os  sentimentos  de  sua  poesia,  somos  tomados  pela  magia  que  o  samba  exerce  em  nós,  evocando  nossas  emoções.

Ao  relembrar  sambas  antigos  fazemos  uma  viagem  no  tempo,  despertamos  nossas  memórias  emocionais,  lembramos  de  quem  éramos,  de  pessoas  do  nosso  passado,  dos  lugares  onde    ouvíamos  estas  canções,  lembramos  de  situações  que  vivemos,    o  que  sentíamos  e  até  a  quem  amávamos.

Alguns  sambas  tem  esta  magia  e  quando  os  ouvimos,  a  pele  arrepia  e  fica  impossível  não  balançar  e  cantar  de  braços  abertos:

“Bate  ou  vez  com  esperanças  o  meu  coração…  as  rosas  não  falam,  simplesmente  as  rosas  exalam  o  perfume  que  roubam  de  ti”  (AS  ROSAS  NÃO  FALAM/  Cartola)

“Quando  piso  em  folhas  secas  caídas  de  uma  mangueira,  penso  na  minha  escola  e  nos  poetas  da  minha  estação  primeira,  nem  sei  quantas  vezes  subi  o  morro  cantando…”  (    FOLHAS  SECAS  /  Nelson  Cavaquinho)

“…  em    retalhos  de  cetim  eu  dormi  o  ano  inteiro  e  ela  jurou  desfilar  pra  mim,  mas  chegou  o  carnaval  e  ela  não  desfilou,  eu  chorei  na  avenida  eu  chorei,  não  pensei  que  mentia  a  cabrocha  que  eu  tanto  amei”  (  RETALHOS  DE  CETIM/  Benito  de  Paula  )

“…ah  minha  Portela,  quando  vi  você  passar,  senti  meu  coração  apressado,  todo  meu  corpo  tomado  minha  alegria  a  voltar,  não  posso  definir  aquele  azul,  não  era  do  céu,  nem  era  do  mar,  foi  o  rio  que  passou  em  minha  vida  e  meu  coração  se  deixou  levar”  (  FOI  O  RIO  QUE  PASSOU  EM  MINHA  VIDA/  Paulinho  da  Viola  ).

“Não  posso  ficar  nem  mais  um  minuto  com  você,  sinto  muito  amor,  mas,  não  pode  ser,  moro  em   Jaçanã,  se  eu  perder  esse  trem  que  parte  agora  as  11:00  horas,  só  amanhã  de  manhã…”  (    TREM  DAS  ONZE/  Adoniran  Barbosa).

“Caía  a  tarde  feito  um  viaduto  e  um  bêbado  trajando  luto  me  lembrou  Carlitos…    azar  a  esperança  equilibrista,  sabe  que  o  show  de  todo  artista  tem  que  continuar”  (  O  BÊBADO  E  A  EQUILIBRISTA/  João  Bosco  e  Aldir  Blanc  ).

O  teatro  de  revista  que  fora  o  primeiro  a  abraçar  o  samba  trazendo-­o  para  seus  espetáculos,  deu  lugar  ao  Rádio,  e  este,  em  sua  Época  de  Ouro  fez  o  mundo  conhecer  “esta  maravilha  de  cenário”.

O  samba  venceu  todas  as  barreiras  e  se  tornou  a  cara  do  Brasil.  Carmem  Miranda  então  consagrada,  mostrou  ao  mundo  através  do  cinema  “O  que  é  que  a  baiana  tem”(  Dorival  Caymi).

Foi  então  que  o  mundo  conheceu  o  mais  famoso  samba  de  todos  os  tempos  AQUARELA  DO  BRASIL  de  Ary  Barroso,  samba  que  apresentou  o  Brasil  ao  mundo  como  a    “terra  de  samba  e  pandeiro”.

TERCEIRO  SETOR  

O  que  o  samba  cantou,  os  bares  e  os  bambas!

Este  Brasil  Brasileiro  é  realmente  muito  lindo,  mas,  o  samba  não  deixou  de  ver  e  de  cantar  também  as  agruras  deste  país,  e  assim  encontrou  muitas  formas  de  protestar  contra  as  desigualdades,  a  violência  e  a  repressão.

O  povo,  que  muitas  vezes  foi  “Caroço”  difícil  de  engolir  ,  sem  jamais  deixar  de  acreditar  que  um  dia  tudo  isso    “vai  passar”  ,  foi  para  as  ruas,  soltou  a  voz  pra  acabar  de  vez  com  essa  “Roda-­Viva”(  RODA  VIVA/  Chico  Buarque  ).  (  Zé  do  Caroço/  Leci  Brandão  )

O  Samba  cantou  o  amor  das  mais  variadas  formas,  não  teve  pudor  de  se  expor  ,  de  declarar  o  seu  amor  e  até  de  suplicar  dizendo:  “Deixa  eu  te  amar,  faz  de  conta  que  sou  o  primeiro,  na  beleza  deste  teu  olhar,  eu  quero  estar  o  tempo  inteiro  “(  DEIXA  EU  TE  AMAR/  Agepê  ).

Aí  você  me  pergunta:  Será  que  o  samba  teve  uma  musa?  E  eu  respondo:  Teve  muitas:  as  Amélias,  Emílias,  Ritas,  Isauras,  Iracemas,  Madalenas,…  Os  poetas  exaltaram  as  mulheres  de  verdade  e  colocaram  a  “mulher  brasileira  em  primeiro  lugar”  (  MULHER  BRASILEIRA/  Benito  de  Paula  )

Ah!  O  malandro  encantou  o  samba  que  se  pôs  a  cantar  as  aventuras  deste  personagem  que  veio  do  fundo  do  poço,  mas,  não  pode  dar  mole  pra  não  afundar  ,  afinal,  “quem  marca  bobeira  engole  poeira  e  rasteira  até  pode  levar”.  (  MALANDRO  SOU  EU/  Arlindo  Cruz,  Franco  e  Sombrinha  )

De  noite  seus  poetas  rondaram  a  cidade  a  te  procurar,  e  sob  a  luz  da  lua  e  das  estrelas  ,  escreveram  as  mais  belas  linhas  em  busca  do  sucesso,  cantando  aos  quatro  cantos:  “Boemia  aqui  me  tens  de  regresso”  (  BOEMIA/  Adelino  Moreira  )

Os  quintais  das  tias  baianas  ficaram  pequenos  demais  para  abarcar  tantos  sambistas,  foi  então  que  o  samba  encontrou  nos  bares  um  novo  local  para  promover  o  encontro  dos  bambas,  na  busca  de  inspiração,  para  fazer  novas  parcerias  ou  simplesmente  desabafar:  “Salve!,  Como  é  que  vai?  Amigo  a  quanto  tempo!  Um  ano  ou  mais!,  Posso  sentar  um  pouco?  Faça  o  favor  ”  (  AMIGO  É  PRA  ESSAS  COISAS/  Aldir  Blanc  e  Silvio  da  Silva  Junior).

Os  bambas  ,  são  poetas  ,  músicos  e  cantores    a  quem  reverenciamos    por  terem  ajudado  a  escrever  a  história  destes  100  anos  do  samba,  nos  deixando  um  legado  de  obras  e  momentos  inesquecíveis.  (  Noel  Rosa,  Ary  Barroso,  Pixinguinha,  Cartola,  Nelson  Cavaquinho,  ,  Sinhô,  Clementina  de  Jesus,

Ismael  Silva,  Aracy  de  Almeida,  Herivelto  Martins,  Lupicínio  Rodrigues,  Jamelão,  Carlos  Cachaça,  Paulo  da  Portela,  Candeia,  Silas  de  Oliveira,  Dorival  Caymi,  Carmem  Miranda,  João  Nogueira,  Jair  Rodrigues,  Elis  Regina,  Ivone  Lara,  Noite  Ilustrada,  Elizete  Cardoso,  Elza  Soares,  Tom  Jobim,  Moreira  da  Silva,  Vinícius  de  Moraes,  …)

O  Samba  teve  fiéis  companheiros  que  nunca  o  deixaram  na  mão,  seus  instrumentos.  Foi  pelo  seu  batuque  que  o  sambista  pois  fim  ao  seu  pranto  e  começou  a  cantar,  ensinando  “ao  povo  que  vibra  na  força  do  som  brasileiro,  que  não  é  só  o  surdo,  nem  só  o  pandeiro,  tem  uma  família  (  de  instrumentos  )  tocando  legal”  (  PANDEIRO/  Chico Da Silva E Venâncio)

QUARTO  SETOR  

As  muitas  faces  do  samba

O  Samba  ao  longo  de  sua  trajetória  encontrou  novas  formas  de  se  manifestar,  e  assim  mostrou  suas  outras  faces.

O  samba  encontrou  uma  forma  toda  especial  pra  falar  das  dores  de  amor,  da  vida  como  ela  é,    das  brigas  conjugais,  das  traições,  dos  arrependimentos  e  da  saudade.  O  Samba  Canção,  uma  forma  mais  ralentada  do  samba,  com  menos  batuque,  abusou  da  melancolia,  do  sentimentalismo  e  reinou  nas  décadas  de  40  e  50,  jurando  que  “  …enquanto  houver  força  em  meu  peito,  eu  não  quero  mais  nada,  só  vingança,  vingança,  vingança  aos  santos  clamar!”
O  Samba  de  Breque,  com  uma  estrutura  musical  repleta  de  cacos  e  gírias  nos  intervalos  da  melodia,  foi  o  locutor  da  vida  e  dos  causos  da  malandragem,  sempre  com  muita  picardia,  imaginação  e  humor,  como  em  O  Rei  do  Gatilho:

“…A  essa  altura  o  cabaret  em  polvorosa,  já  tinha  um  cheiro  de  cadáver  se  espalhando
Houve  um  “suspanse”  de  matar  o  Hitchicock  e  em  close-­up  pro  bandido  fui  chegando
Parou  o  show  e  as  bailarinas  desmaiaram,  fugiram  todos  só  ficando  ele  e  eu
Eu  atirei,  ele  atirou,  e  nós  trocamos  tantos  tiros  que  até  hoje  ninguém  sabe  quem  morreu
Eu  garanto  que  foi  ele,  ele  garante  que  fui  eu

Só  sei  dizer  que  a  mulher  dele  hoje  é  viúva,  que  eu  nunca  fui  de  dar  refresco  ao  inimigo
Como  um  filme,  bang-­bang  vale  tudo,  o  casamento  da  viúva  foi  comigo”(breque)
Pelas  lentes  de  uma  Rolleyflex  algo  novo  surgiu.  Via-­
se  agora  não  as  dores  de  amor,  mas,  um  amor  positivo,  a  beleza  do  mar,  do  céu,  da  montanha  e  da  mulher  amada.  Jovens  talentosos  substituíram    a  dor  de  cotovelo  de  “Ninguém  me  ama”  por  ações  afirmativas  como  “Eu  sei  que  vou  te  amar”.    Com  um  jeito  todo  novo  de  cantar  e  tocar  seu  criador  apenas  disse  “Isto  é  bossa  nova,  isto  é  muito  natural”  Para  ele  a  Bossa  Nova  era  apenas  um  novo  jeito  de  encarar  e  incorporar  o  samba.

Se  mistura  e  dialoga  agora  com  a  musicalidade  da  música  negra  americana.  (o  jazz,  o  rock  e  a  soul  music).    A  guitarra  se  junta  aos  sopros  e  surge  uma  música  extremamente  dançante
Em  São  Paulo,  negros  das  periferias,  criam  os  primeiros  passos  de  uma  dança  que  mistura
influências  coreográficas  do  rockabilly  americano  à  marcação  do  samba.  A  esta  nova  dança  deu-­se  o  nome  de  Samba-­Rock,  que  acabou  por  definir  também  uma  nova  maneira  de  se  fazer  música,  e  que  também  foi  chamada  de  Suingue,  e  Sambalanço.

“O  que  é  isso  meu  amor?  Venha  me  dizer

Isso  é  fundo  de  quintal  é  pagode  pra  valer!”

Bebendo  na  água  da  fonte  do  partido  alto  surge  na  década  de  80,  o  que  ficou  conhecido  como  pagode,  também  chamado  como  fundo  de  quintal,  ou  pagode  de  mesa.  Não  era  somente  uma  festa  onde  as  pessoas  se  reuniam  para  comer,  beber,    dançar  e  cantar,  mas,  um  novo  jeito  de  se  fazer  samba  introduzindo  o  banjo,  o  repique  de  mão  e  o  tantã.  Suas  raízes  profundas  saíram  do  bloco  carnavalesco  Cacique  de  Ramos.

À  sombra  da  tamarineira  do  quintal  do  Cacique  de  Ramos  surgiram    grandes  nomes  do  samba  como  Zeca  Pagodinho,  Arlindo  Cruz,  Sombrinha,  Almir  Guineto,  Beto  Sem  Braço,  Jorge  Aragão,  Luis  Carlos  da  Vila,  Jovelina  Pérola  Negra,  entre  outros.

Os  pagodes  se  espalharam  pelo  Brasil  afora  e  em  São  Paulo  uma  nova  onda  alcançou  o  sucesso,  com  o  trabalho  de  grupos  como  Raça  Negra,  Só  pra  Contrariar,  e  Negritude  Jr,  para  citar  alguns.

Quinto  Setor    

O  enredo  do  meu  samba

A  face  mais  poderosa  do  samba  esta  a  serviço  do  maior  espetáculo  da  terra,  o  carnaval!  Quem  não  se  encanta  e  não  se  arrepia  ao  som  de  uma  bateria  ?  Quem  não  se  emociona  ao  ver  o  povo  cantar  feliz,  defendendo  com  amor  sua  Escola  de  Samba?

A  poesia  se  une  a  melodia  para  formar  a  trilha  musical  que  embalará  o  desfile,  e  se  os  bambas  acertarem  a  mão,  ela  se  eternizará.  Eis  a  seguir  alguns  sambas  enredos  que  são  exemplos  disso:

AQUARELA  BRASILEIRA  (  Império  Serrano  1964)
“Vejam  esta  maravilha  de  cenário
É  um  episódio  relicário
Que  o  artista  num  sonho  genial
Escolheu  para  este  carnaval
E  o  asfalto  como  passarela
Será  a  tela  do  Brasil  em  forma  de  aquarela…”

É  HOJE  (  União  da  Ilha    1982)
“A  minha  alegria  atravessou  o  mar  e  ancorou  na  passarela
Fez  um  desembarque  fascinante  no  maior  show  da  terra
Será  que  eu  serei  o  dono  dessa  festa,  um  rei  no  meio  de  uma  gente  tão  modesta
Eu  vim  descendo  a  serra  cheio  de  euforia  para  desfilar
O  mundo  inteiro  espera,  hoje  é  dia  do  riso  chorar…
…Diga  espelho  meu  se  há  na  avenida  alguém  mais  feliz  que  eu  (bis)

“Lá  vou  eu,  (  lá  vou  eu  lá  vou  eu),  me  levo  pelo  mar  da  sedução
Sou  mais  um  aventureiro  rumo  ao  Rio  de  Janeiro
Adeus  Belém  do  Pará
Um  dia  volto  meu  pai,  não  chore,  pois  vou  sorrir
Felicidade,  o  velho  Ita  Vai  partir…

…Explode  Coração  na  maior  felicidade
É  lindo  o  meu  Salgueiro  contagiando  sacudindo  essa  cidade”

100  ANOS  DE  LIBERDADE  REALIDADE  OU  ILUSÃO  (  Mangueira  1988  )
“Será,  que  já  raiou  a  liberdade,  ou  se  foi  tudo  ilusão
Será,  que  a  lei  áurea  tão  sonhada
Há  tanto  tempo  assinada  não  foi  o  fim  da  escravidão
Hoje  dentro  da  realidade  onde  está  a  liberdade
Onde  está  que  ninguém  viu
Moço  não  se  esqueça  que  o  negro  também  construiu
As  riquezas  do  nosso  Brasil…
…O  negro  samba,  o  negro  joga  a  capoeira  ele  é  o  rei  na  verde-­rosa  da  mangueira(  bis)”

KIZOMBA,  FESTA  DA  RAÇA  (  Vila  Isabel  1988  )
“Valeu  Zumbi!
O  grito  forte  dos  Palmares
Que  correu  terras,  céus  e  mares,  influenciando  a  abolição
Zumbi  valeu!
Hoje  a  Vila  é  Kizomba
É  batuque  canto  e  dança,  jongo  e  maracatú
Vem  menininha  pra  dançar  o  caxambú  (bis)…

DAS  MARAVILHAS  DO  MAR,  FEZ-­SE  O  ESPLENDOR  DE  UMA  NOITE  (  Portela  1981)
“…  Eis  o  cortejo  irreal
Com  as  maravilhas  do  mar
Fazendo  o  meu  carnaval
É  a  vida  a  brincar…
…E  lá  vou  eu
Pela  imensidão  do  mar
Esta  onda  que  borda  a  avenida  de  espuma
Me  arrasta  a  sambar”
Como  disse  Silas  de  Oliveira,  em  Aquarela  Brasileira,  “São  Paulo  engrandece  a  nossa  terra”,  e  não    somente    esta  terra,  como  também  engrandece  o  carnaval  brasileiro  !
Que  “Túmulo  do  samba”  que  nada!  Os  carnavais  paulistanos  foram  embalados  por  inúmeros  e  inesquecíveis  sambas  enredos  que  até  hoje  ecoam  nos  terreiros.
É  orum,  orum  aye
É  orum  o  eterno  amanhecer

BABALOTIM  (  Leandro  de  Itaquera  1989)
Ô,  ô,ô  Eu  vim  de  longe,  cruzei  mares,  quem  diria
Ô,  ô,  ô  Sou  afoxé  irradiando  energia
…Chegou  em  forma  de  afoxé  na  passarela  os  filhos  da  Leandro  de  Itaquera
Axé  pra  quem  tem  fé,  e  quem  não  tem,  Axé  para  você  também

VISUNGO  CANTO  DA  RIQUEZA  (  Mocidade  Alegre  1981)
Bate  bateia  pra  lá  e  pra  cá  Se  hoje  não  tem,  amanhã  terá

NARAINÃ  ALVORADA  DOS  PÁSSAROS  (Camisa  Verde  e  Branco  1977)
Era  de  manhã  Narainã  ali  chegou
No  reino  encantado  Oh  sinfonia  a  patativa  que  cantou

NARCISO  NEGRO  (  Nenê  de  Vila  Matilde  1997  )
O  Negro  é  amor  (amor,  amor  )
Negro  é  capaz,  é  capaz.
O  negro  é  lindo,  evoluindo  sempre  mais

NON  DUCO  DUCOR,  QUAL  É  A  MINHA  CARA?  (  Rosas  de  Ouro  1992)
Meu  sabiá,  ô  ô  ô  ô  Soltou  o  trinar,  cantou,  cantou
Deu  um  show  na  passarela,  levantou  a  galera,  bateu  asas  e  voou.

ÁGUA  CRISTALINA  (  Peruche  1985)
Ô  ô,  a  menina  bonita  no  chão  da  Bahia  dançou  Mariana
Ô  ô  ô  ô,  tem  o  nome  gravado  no  cajá  dourado,  esta  sua  fama.

O  QUE  É  BOM  DURA  PRA  SEMPRE  (  Gaviões  da  Fiel  1995)
“…Pierrô,  Arlequim,  Colombina
Todo  mundo  quer  sambar  se  enroscar  na  serpentina
Olha  pra  mim  abre  o  teu  sorriso,  é  carnaval  sou  o  rei  do  riso
Vou  gargalhar,  quero  alegria,  lavar  a  alma  com  o  som  da  bateria”

A  Peruche  ,  no  ano  em  que  completa  60  anos  de  vida,  pede  a  benção  ao  samba  e  vem  feliz  da  vida  comemorar,  reverenciar,  e  declarar  seu  amor  ao  samba  dizendo:  “Para  sempre  eu  vou  te  amar!”    “2  por  4  é  a  cadência  e  o  compasso  do  chão  do  Brasil”,  e  foi  neste  chão,  neste  solo  sagrado,  que  fincamos  nossas  raízes,  e  do  samba,  colhemos  a  felicidade!
Parabéns  Samba!  Parabéns  Peruche!

CARNAVALESCO:  MURILO  LOBO    

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Written by tudodesamba

Para dizer no pé no Paraíso

Peruche divulga sinopse do enredo 2016